Conferências ISEC Lisboa, 5th CIDAG

Font Size: 
RETÓRICA VISUAL DE CAPAS DE LIVROS: UM ESTUDO SOBRE ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Airton Cattani

Last modified: 2018-07-09

Abstract


Capas de livros muitas vezes são o primeiro contato que leitores têm com a obra literária: a capa de um livro pode se constituir na primeira razão para adquiri-lo. Assim, este suporte exerce grande influência sobre as escolhas dos usuários, constituindo-se um campo de atuação privilegiado para designers gráficos, que terão a responsabilidade de fazer antever aspectos da obra literária sem, no entanto, mostrá-la totalmente nem contar seu final. Para isso, diversos recursos gráficos estão disponíveis, articulados em função do que se pode chamar de retórica visual, ou seja, a capacidade de persuasão por meio de uma linguagem eminentemente visual. Este artigo analisa aspectos da retórica visual empregada em diversas edições de um mesmo livro: Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Analisa quais as principais estratégias gráficas utilizadas por meio das quais o usuário iniciará seu contato com a obra, ao mesmo tempo em que investiga as características das diferentes abordagens de peças gráficas que têm uma origem comum.


Conference registration is required in order to view papers.