Font Size:
“AS SEREIAS DA ILHA DO MEL”: DESIGN GRÁFICO DE LIVRO PARA APOIO AO LETRAMENTO BILÍNGUE DE CRIANÇAS SURDAS.
Last modified: 2018-07-20
Abstract
Este artigo apresenta o design gráfico de um livro infantil para o incentivo ao letramento bilíngue de crianças surdas, de 9 a 11 anos, em contexto escolar, utilizando a Língua Brasileira de Sinais como apoio ao aprendizado da Língua Portuguesa escrita; e para distribuição gratuita (Creative Commons). O projeto foi desenvolvido sob a perspectiva do design centrado no usuário, considerando aspectos lúdicos, interativos e valorização da cultura regional brasileira. Ao envolver os usuários, professores e alunos(as) surdos(as), o design gráfico do livro explorou ferramentas de apoio à aquisição da Língua Portuguesa utilizadas em suas aulas, como o sistema de cores para diferenciação das palavras e a associação constante entre texto e imagem. Como resultado do projeto, tem-se o layout do livro impresso “As sereias da Ilha do Mel”, com textos compostos por código cromático e atividades interativas que se relacionam ao conteúdo da história, a serem explorados pelo(a) professor(a) no decorrer do processo de letramento para crianças surdas.
Conference registration is required in order to view papers.