Last modified: 2018-07-31
Abstract
O Food Design pode ser definido como a conexão entre a comida e o design. Ele aborda tanto a apresentação dos alimentos, quanto às interfaces e/ou produtos relacionados ao preparo e a apresentação dos pratos. Para este estudo será considerada a subcategoria do Food Design, chamada de Food Service Design, que conceitua a experimentação do usuário como um todo. O objetivo deste artigo é incitar o interesse natural cultural durante uma experiência gastronômica. Como método, utilizou-se da revisão de literatura e da pesquisa de campo, com a aplicação das ferramentas de card sorting e storytelling. A revisão de literatura foi empregada para contextualizar a relação de importância da gastronomia na representação cultural, além de fomentar a compreensão sobre o Food Design. A pesquisa de campo foi aplicada em jovens adultos iniciantes ao interesse gastronômico. A imersão no contexto e a compreensão sobre a importância da experiência gastronômica auxiliou todas as etapas do trabalho, desde a identificação do problema até a validação dos resultados. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para a compreensão o potencial de representar uma cultura através da gastronomia, otimizando as percepções do público alvo através das considerações geradas, também comparadas com estudos de Triggers emocionais